Social Icons

+ Notícias

terça-feira, 30 de junho de 2015

Baraúna ajusta educação à realidade nacional


Baraúna cumpriu a primeira meta estabelecida no Plano Nacional de Educação (PNE - Lei 13.005/14), de elaborar seu plano local de educação, de acordo com os objetivos contidos na lei federal. O Plano Municipal de Educação (PME) foi sancionado pela prefeita Luciana Oliveira (PMDB), quinta-feira (25), na Prefeitura, e agora é lei.

O Plano contém 20 metas para o ensino em Baraúna para serem cumpridas nos próximos dez anos. As metas vão desde a inclusão de crianças e adolescentes na escola até a pós-graduação. Também trata da valorização do professor, de investimentos em educação e de outros avanços na área.

Prefeita Luciana quando sancionava Plano de Educação

Planejamento


A prefeita Luciana Oliveira explica que o plano municipal estabelece, de acordo com a realidade de Baraúna, estratégias para o cumprimento de cada uma das metas do plano nacional. Isto é, adequa o plano geral à realidade do município, e vice-versa, e oferece subsídios da cidade ao Plano Estadual, em elaboração.

Segundo ela, o trabalho projeta a educação de Baraúna para o presente e para o futuro, já que atende demandas atuais e vindouras. Tanto que o planejamento possui diagnóstico completo da educação (serviços, estatísticas etc.), para embasar realizações que atendam exatamente as necessidades do setor.

Prefeita, vereadores e secretários mostram lei da Educação

Participação

O secretário municipal de Educação e Cultura, Marcos Antônio de Sousa, destaca o comprometimento de toda equipe responsável pelo Plano de Educação em Baraúna. O trabalho levou meses, e foi desde o treinamento de técnicos da educação ao amplo debate com diversos segmentos da sociedade.

A discussão foi conduzida por equipe de 45 pessoas, divididas em 5 grupos, cada um deles trabalhando 4 metas e estabelecendo objetivos e estratégias para atingi-las em nível de ensino infantil, fundamental, médio e superior, em escolas públicas, privadas e filantrópicas das zonas urbana e rural.

Essas metas foram referendadas na Conferência Municipal de Educação, no último dia 22 de abril. “Queremos reconhecer também a celeridade com que a Câmara Municipal aprovou o Plano e o compromisso da prefeita Luciana em sancioná-lo, coroando um trabalho exemplar e eficiente”, elogiou o secretário.

Equipe de trabalho na Conferência de Educação, dia 22 de abril

Entrega do Plano para aprovação na Câmara, dia 17 de junho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
 
Blogger Templates