Social Icons

+ Notícias

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Baraúna reforçará atendimento com raios X


O Hospital-Maternidade Francisco Bezerra Sobrinho também passará oferecer exame de raios X. O equipamento, adquirido pela Prefeitura, chegou à unidade segunda-feira (27) e deverá funcionar em 30 dias.

A diretora do hospital, Kaliane Santos, explica que o prazo é para adequar a sala que receberá a máquina. “O espaço precisa de revestimento especial e outras adaptações técnicas”, justifica.

Equipe

O secretário de Saúde, Luiz Miranda, informa que Baraúna já dispõe de técnico em radiologia para operar o equipamento, e de médico especialista em ortopedia e traumatologia, dr. Rafael Machado.

“Ou seja, Baraúna já está preparada para ofertar esse tipo de serviço. Faremos todo o tipo de raios X, tanto de urgência quanto agendado”, diz o secretário. O exame permite verificar lesões na parte óssea.

Avanço

A prefeita Luciana Oliveira (PMDB) informa que a aquisição (investimento de R$ 120 mil, recursos próprios) evitará que pacientes de Baraúna façam o exame em Mossoró, economizando tempo e combustível.


“Sobretudo, a oferta dos raios X na nossa cidade dará mais praticidade e conforto ao paciente, e apressará o diagnóstico. Esse investimento trará significativo retorno à população de Baraúna”, frisa a prefeita.


Novo equipamento de Raios X já chegou ao Hospital de Baraúna: conquista para o município

terça-feira, 28 de julho de 2015

Caern assegura ligação de poço em Juremal


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) instalará rede de distribuição do poço profundo de Juremal para as casas de lá e de Campestre, Primavera e Vertente.

A garantia foi dada pelo gerente regional da Caern, João Maria de Sousa, para uma comissão de Baraúna, em audiência no final da tarde desta terça-feira (28), no escritório da Caern em Mossoró.

Representaram Baraúna na reunião o secretário de Infraestrutura, Sigefredo Filho, representando a prefeita Luciana Oliveira (PMDB), e as lideranças comunitárias Gelcione Silva e Mariano Azevedo Neto, “Bolão”.

Audiência na Caern, nesta terça-feira, garantiu investimento em abastecimento em Baraúna

Compromisso

João Maria garantiu que, nesta quarta-feira (29), encaminhará memorando com o pedido à Diretoria de Empreendimentos da Caern, que sequenciará o pleito à Gerência de Obras da companhia.

“Esse investimento será prioridade da Caern, pois resolverá o problema dessas comunidades de Baraúna e gerará mais receita à empresa, com novos clientes”, disse o gerente regional.

Gerente da Caern, João Maria (centro), ouve Sigefredo, aprova projeto e garante investimento

Interesse

O secretário Sigefredo Filho afirma que acompanhará a demanda de perto. “Estaremos sempre na Caern para vencer rapidamente a burocracia e ver a água encanada o mais rápido possível”, assegura.

Ele acrescenta que o investimento também contemplará a cidade de Baraúna, já que o poço, perfurado recentemente e com água de qualidade, tem vazão suficiente para abastecer também a zona urbana.

A prefeita Luciana Oliveira (PMDB) observa não ser razoável Juremal possuir poço, mas ser abastecida com carro-pipa. “Com apoio da Caern, vamos acabar com essa situação, e levar água encanada para Juremal, Campestre, Vertente, Primavera e parte da cidade”, afirma.

Lideranças comunitárias de Juremal e Primavera, 'Bolão' e Gelcione também estiveram na reunião 

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Projeto modelo construirá 30 casas em Baraúna


Baraúna ganhará novo conceito de habitação social. A Prefeitura encaminha construção de 30 moradias em sistema de bloco, com quatro moradias em cada bloco, sendo duas em baixo e duas em cima.

O projeto está sendo conduzido pelo secretário municipal de Habitação Social, Sandro Bezerra, que recentemente visitou, em Natal, projeto semelhante ao que será construído em Baraúna.

O secretário informa que as moradias serão edificadas em parceria com o banco Economize e a Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Cehab). 

“Já tivemos várias audiências na Cehab para tratar do assunto. E vamos agendar visita técnica a Baraúna para avaliar terrenos e outros aspectos para construir as casas modelo”, adianta Sandro Bezerra.

Sandro Bezerra em visita a projeto de habitação modelo em Natal

domingo, 19 de julho de 2015

Reparo em poço beneficia mais de 600 pessoas


A substituição da bomba do poço profundo na agrovila Nova II, quarta-feira (15), devolveu abastecimento de água para cerca de 130 famílias do assentamento rural (aproximadamente 650 pessoas).

O serviço foi feito pela Prefeitura de Baraúna, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos, que investiu R$ 20 mil na compra de bomba e de tubulação novas.

“Parabenizo a Prefeitura pela rapidez com que atendeu nossa reivindicação. Comunicamos a quebra da bomba antiga e, em poucos dias, o município fez a troca”, elogia o presidente da associação dos moradores da comunidade, Reginaldo Moura Saraiva.

Reforço

O secretário de Infraestrutura, Sigefredo Filho, informa que a nova bomba submersa tem 40 cv de potência (8 cv a mais do que a antiga), o que torna mais rápido o bombeamento (vazão de 45 mil litros/hora).

“Com isso, a Prefeitura de Baraúna assegura fornecimento de água, de excelente qualidade por sinal, para as famílias da localidade”, frisa o secretário. O abastecimento na agrovila Nova II foi retomado na quarta-feira mesmo.

Instalação da bomba submersa no poço da agrovila Nova II garante abastecimento

Tubulação nova também foi providenciada pela Prefeitura

Presidente da Associação dos Moradores, Reginaldo Moura elogia rapidez no conserto


quinta-feira, 16 de julho de 2015

Novo secretário reafirma apoio à cidadania


Baraúna reforçará política de promoção à cidadania e inclusão social. O compromisso foi firmado pelo novo secretário de Assistência social, Adalberto Frank, empossado nesta quarta-feira (15) pela prefeita Luciana Oliveira (PMDB), em solenidade na Prefeitura.

No discurso de posse, Adalberto afirmou que o foco é valorizar o cidadão através de oportunidades sociais e inclusão social. Para isso, dialogará com diversas instituições em busca de parcerias, a fim de ampliar a política de assistência social em Baraúna.

“Chegamos motivados para somar ao trabalho de resgate da autoestima de Baraúna que está sendo feito pela atual gestão. Vamos atuar em conjunto para dar mais qualidade de vida, dignidade e cidadania às todas as famílias baraunenses”, disse o secretário.

Adalbeto Frank é recepcionado como novo secretário de Ação Social de Baraúna

Prefeita Luciana Oliveira assina posse, observada por Sandra Rosado, secretários e vereadores

 
Prestígio

A posse de Adalberto Frank foi concorrida, e lotou o gabinete civil da Prefeitura de Baraúna. Além da prefeita Luciana Oliveira, prestigiaram a solenidade familiares dele, o presidente da Câmara, Deivid Simão (PDT), outros vereadores, secretários e várias lideranças políticas, como o ex-deputado federal Laíre Rosado, suplente de deputado federal Sandra Rosado e o vereador em Mossoró Lahyre Rosado Neto.

Sandra Rosado falou da proximidade que tem com Adalberto Frank, o que confere certeza de bom trabalho que realizará na Assistência Social, pela competência e compromisso que sempre demonstrou ter. “Tenho certeza que a pasta da Ação Social está em boas mãos”, afirmou.

A prefeita Luciana deus boas vindas ao novo secretário, e reafirmou que assistência social continuará entre as prioridades da atual gestão. “Vamos prosseguir com o trabalho de inclusão social, e também tenho certeza que o secretário Adalberto Frank realizará um bom trabalho”, asseverou.

Sandra Rosado destaca contribuição que Adalberto dará à gestão municipal

Adalberto agradece oportunidade e afirma que se somará ao trabalho que vem sendo feito 


Adjano destaca união em prol de Baraúna

Na mesma solenidade, o ex-vereador Adjano Bezerra foi reempossado na Secretaria Municipal de Finanças, e enalteceu o gesto de maturidade política da posse de Adalberto Frank, genro do ex-prefeito José Bezerra.

Segundo ele, o momento é de esquecer questões políticas e de unir forças para superar dificuldades financeiras de Baraúna, provocadas por bloqueios judiciais de verbas e sucessivas quedas de receita.

“Não é hora de pensar em eleição, é hora de trabalho. Precisamos relevar diferenças políticas e nos unir para continuar o trabalho de reconstrução de Baraúna”, afirmou Adjano.

Secretário Adjano Bezerra ressalta importância da união e do trabalho

Conferência planeja saúde de Baraúna


A Conferência Municipal de Saúde em Baraúna, nesta quarta-feira (5), na Câmara, culminou em 27 propostas para aperfeiçoamento do setor. Os encaminhamentos foram aprovados pela comissão organizadora e os 40 delegados escolhidos nas pré-conferências, realizadas semana passada, na cidade e zona rural.

O evento, que lotou o plenário da Câmara, também escolheu os 12 delegados que representarão Baraúna na Conferência Estadual de Saúde, em Natal, em data a ser divulgada. A iniciativa faz parte do planejamento nas três esferas (municipal, estadual e federal), para tornar ainda mais eficiente a saúde de Baraúna.

Conferência Municipal de Saúde, nesta quarta-feira (15), lotou o plenário da Câmara de Baraúna

Delegados levantam crachás em sinal de aprovação a uma das propostas debatidas

Subsídios

O coordenador da equipe técnica, Daniel Duarte, explica que será feito relatório, contendo as propostas oriundas das pré-conferências e da conferência, para encaminhamento à comissão estadual. “Isso subsidiará os trabalhos da Conferência Estadual e, posteriormente, da Conferência Nacional”, diz.

O secretário de Saúde de Baraúna, Luiz Miranda, acrescenta que as propostas serão instrumentos importantes para o município na área da saúde. “Os encaminhamentos ajudarão na programação anual de saúde, no plano plurianual de saúde e no direcionamento dos recursos”, justifica.

Reconhecimento


Miranda elogia o empenho e a participação de todos para o sucesso da Conferência de Saúde de Baraúna, e destaca a prioridade que a prefeita Luciana fornece para o aperfeiçoamento da área. “Muito já avançamos, mas muito ainda avançaremos na saúde das famílias baraunenses”, garante.

Secretário de Saúde, Luiz Miranda, destaca importância da Conferência para saúde de Baraúna

terça-feira, 14 de julho de 2015

Acessos a Baraúna recebem cuidados especiais


As rotatórias rodoviárias de acesso a Baraúna também recebem melhorias da Prefeitura. A limpeza dessas áreas torna o tráfego mais seguro e melhora o aspecto das entradas da cidade.
O trabalho é necessário devido ao tráfego de intenso no entorno de Baraúna, decorrente do escoamento de diversos produtos, e dá mais segurança, porque melhora visibilidade e cria áreas de escape.
Planejamento
A ação também faz parte do projeto Baraúna Mais Limpa, executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transportes e Serviços Público (SMITSP), que leva limpeza às zonas rural e urbana.
“Diariamente, nossas equipes estão em alguma parte de Baraúna, realizando limpeza. Esse trabalho é exaustivo, mas apresenta resultados”, comemora o titular da Infraestrutura, Sigefredo Filho.

O secretário enfatiza que o trabalho tem total apoio da prefeita Antônia Luciana de Oliveira (PMDB), e reafirma que a ação é permanente e chegará a outras partes da cidade e da zona rural.
Homens trabalham na limpeza em rotatória de acesso à cidade de Baraúna

Serviço compreende capinagem e coleta de resíduos para deixar rotatórias limpas

Maquinário dá suporte à limpeza e correta destinação dos resíduos coletados

Limpeza cria área de escape à margem da pista: mais segurança no tráfego

Fotos: Sigefredo Filho




quinta-feira, 9 de julho de 2015

Mutirão de limpeza beneficia Juremal


O mutirão de limpeza pública em Baraúna também beneficia a comunidade de Juremal, onde a equipe da Prefeitura realizou força-tarefa, recentemente, e deixou a localidade mais limpa e agradável.

O secretário de Infraestrutura, Transportes e Serviços Público (SMITSP), Sigefredo Filho, mobilizou homens e máquinas, que fizeram remoção de lixo, capinagem, pintura de meio fio e outros serviços.

Também instalaram bancos no canteiro central e retiraram entulho de terrenos baldios. O trabalho faz parte do projeto Baraúna Mais Limpa, que leva limpeza pública para bairros e localidades rurais.

Compromisso

“Estamos fazendo os mutirões de limpeza diariamente, porque são muito eficazes e deixam a cidade mais limpa. Esse trabalho é contínuo e chegará a outro lugares”, afirma a prefeita Luciana Oliveira (PMDB).

Vale lembrar que a força-tarefa de limpeza pública já foi feita em ruas da cidade e outras comunidades, como Primavera, Campestre e Vertente, com ótimos resultados para o aspecto urbanístico e a saúde pública. 

Equipe da Prefeitura realiza mutirão de limpeza em Juremal


Máquinas também auxiliam no trabalho em Juremal

Bancos também foram instalados no canteiro central

Com o trabalho, Juremal ficou ainda mais limpa e agradável

Fotos: Sigefredo Filho

sexta-feira, 3 de julho de 2015

População é ouvida para aperfeiçoar Saúde


A 3ª Conferência Municipal de Saúde em Baraúna, dia 15 deste mês, das 7h30 às 17h, na Câmara Municipal, coletará sugestões da população, a fim de aperfeiçoar os serviços de saúde às necessidades dos usuários. Por isso, todos são convidados para opinar sobre a melhoria do setor.

O evento será realizado pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. O tema é “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. A conferência cumpre recomendação do Ministério da Saúde e tem caráter democrático.

Participação

“Vamos abrir espaço para a população apresentar suas demandas”, explica o secretário municipal de Saúde, Luiz Miranda. Um dos coordenadores da conferência, Daniel Duarte, ressalta a importância: “Não há como planejar a saúde pública sem ouvir a sociedade”.

A mobilização também colherá sugestões para construção do Plano Municipal de Saúde, que traçará metas para atendimento à população, e escolherá delegados que representarão Baraúna na Conferência Estadual de Saúde, em Natal, e na Conferência Nacional, em Brasília.

Preparação

Com objetivo de mobilizar Baraúna para o evento, foi definido calendário de pré-conferências. Na sede do município, mobilizará profissionais de saúde e, nas localidades rurais, moradores de lá e de comunidades adjacentes. As reuniões serão das 8h30 às 11h. Segue o cronograma:

– Segunda-feira (6), no Sindicato dos Servidores Públicos (Sindserb);
– Terça-feira (7), em Juremal (Igreja Católica);
– Quarta-feira (8), em Poço Novo (Escola Pedro Fernandes);
– Quinta-feira (9), em Velame I e II (Centro Social);
– Sexta-feira (10), Pico Estreito (Igreja Católica).


Convite da Conferência, que será realizada dia 15

Poço Novo festeja sucesso de evento Cultural


Ainda repercute em Baraúna o sucesso da I Semana Cultural de Poço Novo (zona rural), realizada no final de semana passado. Foram dois dias de muita movimentação, sábado (27) e domingo (28).

Entre as atrações do evento, quadrilha junina, corrida de jegue e concurso de calouros. A festa reuniu participantes de Poço Novo e comunidades vizinhas, em momentos de alegria e confraternização.

O suplente de vereador Francisco Raimundo de Araújo, “Raimundo do Poço Novo”, um dos organizadores, diz que o sucesso da primeira edição credencia a Semana Cultural para o próximo ano.

“Quero reconhecer a importância de todos os parceiros, que nos ajudaram a realizar a I Semana Cultural de Poço Novo”, agradece Raimundo, acrescentando que a ideia é ampliar o evento em 2016.

Mais festa

Baraúna continua em clima de festa junina. Nesta sexta-feira, às 19h, haverá o arraiá da Escola Manoel de Barros e, neste sábado, às 21h, o arraiá da Secretaria Municipal de Saúde, onde funcionou a Bibs.

Moradores assistem à quadrilha junina: evento foi sucesso
Foto: Raimundo Poço Novo

 
 
Blogger Templates